top of page
logo%20do%20Museu%20do%20Cerrado_edited.

É um centro de referência nacional sobre o Sistema Biogeográfico do Cerrado para divulgar e preservar os conhecimentos científicos e os saberes e os fazeres populares acerca da sociobiodiversidade do Cerrado,  contribuindo para a formação de profissionais e cidadãos comprometidos com a cultura do cuidado e da sustentabilidade do Cerrado

marca_mosaico_cores___horizontal___rgb_5

O Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu é um conjunto de áreas protegidas localizadas na margem esquerda do Rio São Francisco, entre as regiões norte e noroeste de Minas Gerais e parte do sudoeste da Bahia. Com área total de 1.783.799 hectares e perímetro de 1.210 km, o Mosaico envolve unidades de conservação ambiental, comunidades tradicionais e a Terra Indígena Xakriabá.

A criação do Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu, reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente em 2009, busca conciliar a proteção da biodiversidade à valorização cultural e social das comunidades, em uma proposta de gestão integrada e participativa do território. Para isso, o Mosaico é regido por um Conselho Consultivo, composto por representantes das unidades de conservação, do poder público e lideranças locais.

exarc-net.png

EXARC tells stories about the past we learn through archaeology. These stories are told in archaeological open-air museums, using experimental archaeology, ancient & traditional technology and interpretation & education. We understand how the past is relevant to the present.

We are present in over 40 countries, and offer a strong supportive network of open-air museums, universities, associations and professional individuals.

We believe in open access. Our website counts over 4,000 pages, our online Journal over 500 articles, and we are active on social media, reaching many people. 

At our website, we present: over 600 archaeological open-air museums worldwide; over 350 EXARC members; and, hundreds of events around the world.

Membership is worth it, besides the printed Journal and other membership benefits you will also receive free entry to over 100 museums linked to EXARC.

logo (1).png

Instituto Altair Sales
O Instituto Altair Sales (IAS) possui natureza científica, cultural, educativa e estratégica, criado para dar suporte administrativo à Enciclopédia Virtual do Cerrado (EVC) e à Universidade Aberta do Cerrado (UAC), bem como aos projetos por ela propostos ou em fase de desenvolvimento.

WhatsApp Image 2021-01-07 at 21.01.34.jp

A RVC - Roteiros do Velho Chico é a primeira agência de turismo receptivo localizada em Itacarambi-MG. A sua atuação no Norte de Minas Gerais iniciou em 2012 oferecendo roteiros ecoturisticos, alguns deles junto às comundades locais, objetivando desenvolver o turismo de maneira sustentável, valorizando os aspectos socioculturais e ambientais da região. O visitante que conhece a região através da RVC, além de desfrutar dos diversos passeios oferecidos, também contribui e fomenta, ações socioambientais com vistas a profissionalização da atividade turistica, como: palestras, cursos de capacitação, seminários, orientação de base em comunidades locais, estruturação de conselhos e câmaras temáticas.
Conheça e ajude a desenvolver o turismo de maneira mais responsável, sustentável, transparente e segura.

WhatsApp Image 2021-01-07 at 21.01.45.jp

Projeto que visa a restauração dos processos ecológicos através do resgate da diversidade da fauna e da flora, buscando o equilíbrio de áreas ao longo do tempo. O projeto é formado por voluntários com uma expertise de mais de 5 anos em ações práticas, que unidos, vem desde 2019 promovendo ações para mudar a realidade do ambiente urbano, plantando, recuperando áreas degradadas e aplicando a educação ambiental. Colaborando assim para uma cidade mais verde, com maior qualidade de vida e com uma sensível melhora nas condições climáticas.

bottom of page