NOSSA HISTÓRIA
Como resultado de um modelo estratégico de gestão do patrimônio cultural, aplicado em diversos contextos brasileiros, do rural ao urbano, do cerrado à mata atlântica, o Instituto formalizou suas atividades em 2014, com registro institucional na cidade de Bocaiúva, estado de Minas Gerais.
A partir de 2014, iniciamos expedições de registro e caracterização territorial no Norte Mineiro, identificando demandas para a preservação da natureza, cultura popular e sítios históricos. Essas descobertas resultaram em projetos ativos de conservação dos ecossistemas.
O engajamento social e a participação de stakeholders foram fundamentais para o desenvolvimento das metodologias transdisciplinares do Instituto, voltadas para valorizar as paisagens culturais onde atuamos.
Como resultado, o Instituto Pequi do Cerrado se tornou um centro de governança colaborativa na gestão de paisagens culturais e seu patrimônio. Os resultados dessas ações ampliaram nosso portfólio, apoiando a formação de uma rede colaborativa, consultoria, participação em congressos científicos, produção acadêmica e realização de eventos e campanhas sociais.
"Porque eu só preciso de pés livres, de mãos dadas, e de olhos bem abertos."
João Guimarães Rosa
O QUE FAZEMOS
Trabalho significativo que resulta em experiências inesquecíveis.
Conexção de iniciativas comunitárias para um futuro melhor, sugerindo um espaço dinâmico e colaborativo onde diferentes iniciativas comunitárias se encontram para promover o desenvolvimento sustentável