top of page

É isso mesmo!!! estamos no British Museum em Londres, com o projeto Earth under Transformation!

#1

O barro e a terra são marcos culturais da comunidade Olaria, no município de Cônego Marinho, norte de Minas Gerais. Por mais de um século, as mulheres ceramistas preservam conhecimentos tradicionais de transformação da terra, fabricando panelas para armazenamento de alimentos e água, saber herdado de povos indígenas e afrodescendentes.

Apesar de seu alto valor sociocultural, a perpetuação do conhecimento tradicional da comunidade tem se tornado cada vez mais insustentável devido à perda de recursos naturais e à falta de continuidade para as novas gerações.

Diante desse cenário vulnerável, o Instituto Pequi do Cerrado, via o Endangered Material Knowledge Programme vinculado ao Museu Britânico,  desenvolveu um projeto para documentar e preservar esses saberes, focando na produção de cerâmica e na arquitetura vernacular.

A ideia principal deste projeto foi trabalhar de forma colaborativa, proporcionando trocas de conhecimento, sendo a comunidade local  considerada como principal protagonista do projeto. Como retorno à comunidade, foi construído um pequeno receptivo cultural durante o registro das técnicas construtivas em terra. 

EXPEDIÇÕES E VIVÊNCIAS

EXPEDIÇÃO 2018

EXPEDIÇÃO 2017

EXPEDIÇÃO 2016

EXPEDIÇÃO 2015

EXPEDIÇÃO 2014

FOTO%205_edited.jpg

"Quem elegeu a busca, não pode recusar a travessia"

João Guimarães Rosa

PROJETOS

MUSEU VIVO SOLAR DOS SERTÕES

1º INTERCÂMBIO CULTURAL DE CONHECIMENTO TRADICIONAL E VIVÊNCIAS DO VALE DO PERUAÇU

CENTRO DE REFERÊNCIA EM MEIO AMBIENTE E CULTURA

CAMPANHA JULIETTI DO SERTÃO

CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE NACIONAL CAVERNAS DO PERUAÇU

CORREDOR CULTURAL PARA AS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO PERUAÇU 

bottom of page